producaoexecutiva@musicaecena.art.br | Contato: (41) 98739-6397

O virtuosismo dos músicos de câmara ecoou pelo Teatro Regina Casillo lotado anunciando bons ares ao projeto Laços Brasil Polônia. Na grandiosa noite desta quinta-feira (28/10), foi executado o primeiro dos quatro concertos programados para celebrar os 150 anos da imigração polonesa em Curitiba. 
Entre aos aplausos enérgicos do público, notas musicais apresentavam uma ligação que existe desde 1971, quando os primeiros poloneses chegavam em terras curitibanas. Diretor artístico do projeto, Norton Morozowicz, comentou sobre a cultura miscigenada. 

“Uma noite importante para mostrar a beleza e qualidade da cultura polonesa que muito contribuiu para o cenário musical do nosso país", comentou Norton. 

Em tom emblemático máscaras de prevenção à covid19 vermelhas e brancas, cores da bandeira da Polônia, foram entregues a plateia. “Os poloneses trouxeram principalmente a arte e hábitos sociais, que formaram a base da nossa cultura. Essa noite foi necessária e maravilhosa! ”, disse Liana Justus, professora, pesquisadora e autora de 11 livros publicados sobre música. 

Abriu o concerto uma breve palestra ministrada pelo professor Maurício Mazur, sobre o contexto histórico da imigração polonesa. Após a fala, em momento afetuoso o professor Edson Malaquini, declamou o soneto que escreveu para homenagear a notoriedade de Aloisio Surgik, membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, falecido em 2017, pai dos músicos protagonistas do concerto de abertura.  

O curitibano, violinista que atua em Orquestras na Alemanha, Gustavo Surgik, foi o destaque na apresentação ao lado de sua irmã violoncelista, Ana Helena Surgik. “Estar aqui é uma festa para mim. Voltar para casa e apresentar essas belíssimas obras numa sala impecável, com músicos maravilhosos é um presente! ”, comentou Gustavo, que estava há quatro anos sem visitar a cidade.

Junto dos instrumentistas de cordas, dividiram o palco as notáveis pianistas, Glacy Antunes de Oliveira e Clenice Ortigara.
 
Emocionado, Alexandre Mousquier, premiado cantor integrante da Camerata Antiqua de Curitiba e Ottawa Bassa, comentou sobre a performance dos músicos. "Fiquei muito impressionado com o concerto. Uma experiência única em que todos foram muito felizes, músicos e repertório, um sucesso que foi emocionante assistir".

As obras executadas refletiram a conexão entre os países e demonstrou a qualidade musical de compositores poloneses e de brasileiros de origem polonesa, entre eles está Henrique de Curitiba (1934-2008), Fryderyck Chopin (1810 – 1849), Krzysztof Penderecki (1933-2020) e Henryk Wieniawski (1835-1880).

Descendentes de poloneses, as irmãs Maristela e Cristina Maria Kurowski prestigiaram a apresentação . “As obras foram de emocionar, não consigo dizer qual foi mais incrível. Um privilégio estar aqui, só aumenta nosso orgulho pela tradição“, disse Cristina.

Próximos concertos
Na programação um concerto em Brusque, da Orquestra Sinfonia Brasil, criada sob a chancela da Associação Música & Cena Brasil, homenageia a primeira cidade em que a comunidade polonesa se fixou. Em 1869, se estabelecendo na região sul do país, primeiramente em Brusque, Santa Catarina, transferiu-se, em 1871, para Pilarzinho no Paraná.

O concerto acontece no dia 6 de novembro, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e no dia 7, será reapresentado no novo espaço camerístico de Curitiba, o Teatro Regina Casillo.

O renomado pianista polonês, Rafael Luszczewski encerra a programação com o Recital Chopin, no dia comemorativo da Data da Independência da Polônia, 11 de novembro. Também conhecido como um Montblanc Artist, por sua gravação pela empresa Montblanc, exclusivamente para Homenagem a Frederic Chopin no 150º aniversário da morte de Chopin.

Serviço:
ENTRADA GRATUITA
Os convites podem ser reservados via 3225-6232 e pelo WhatsApp no 41.98739-6397
O estacionamento do Teatro estará disponível para o público.
Concerto Orquestra Sinfônica Brasil
Brusque - 06 de novembro, 18h
Auditório da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga
Curitiba - 07 de novembro de 2021, 18h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 - Centro, Curitiba – PR)
Palestra, 17h Prof. Maurício Mazur

Concerto comemorativo da Data da Independência da Polônia
Pianista Rafael Luszczewski
Data: 11 de novembro, 20h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 - Centro, Curitiba – PR)
Palestra, às 19h - Sra. Marta Olkowska - Consul Geral da República da Polônia em Curitiba